quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Qual a verdadeira cor do sol?

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgy0FGq7x_VUHrWblhwUmSxCyv1Wjc0UwrOpbQkb6d6PkHSLuVHlIsygIu_pMGs0-MkZs5yZnNx5RydFY94KrBhDimvqLwAjdu7VfvvTwJZgv6gIj6vzStdRBHcMDMy5YLVbrVMZKTM2_I/s640/the-multi-coloured-sun-in-several-wavelengths-94-131-171-193-211-304-335-c3a5ngstrc3b6m.jpg

Pergunte a qualquer um, "qual é a cor do Sol"? e ele vai te dizer uma resposta óbvia: é amarelo.
Mas será que realmente é amarelo?
Antes de mais nada, nunca vá conferir isso com seus próprios olhos pois não é seguro olhar diretamente o Sol sem proteção. 
O fato é que, do nosso ponto de vista, nossa estrela parece um pouco amarela, especialmente depois do nascer ou pouco antes do pôr do Sol.

Mas não se engane.
Se você pudesse viajar para o espaço e olhar o Sol sem ficar cego, você veria que ele é realmente branco e não amarelo.
Usando um prisma, você pode ver como luz solar pode ser dividida no espectro das cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta. Quando você misturar todas essas cores, vai chegar no branco (lembrando que estamos nos referindo à luz e não à pigmentos de tinta)
Eis aqui a parte estranha...
Se olharmos em tudo os fótons entrando, nossa estrela está realmente enviando mais fótons na parte verde do espectro,
Nosso Sol aparece amarelo para nós devido à atmosfera.
Transit of Venus from Japan. 'Japanese fishermen before the 'Great Sun of Hiroshima'. Credit: Niki Gaida
Credito: Niki Gaida
A maioria dos fótons na parte final do espectro –nas cores indigo, azul e violeta – estão mais propensos a serem espalhados, enquanto os que estão na extremidade inferior do espectro – vermelho, laranja e amarelo – estão menos facilmente dispersos.
Quando o Sol está perto do horizonte, haverá uma maior distorção da atmosfera da Terra, embora mais fótons azuis se dispersem, fazendo com que o Sol pareça vermelho. Quando há fumaça e poluição no ar, isso realça o efeito... e ele vai ficar ainda mais vermelho.
Se o Sol estiver alto no céu, onde existe uma mínima interferência atmosférica, ele aparecerá mais azul.

Estamos tão familiarizados com o Sol sendo amarelo-laranja, que os astrônomos artificialmente mudaram a cor de suas imagens para o observar mais amarelado.


Mas, na verdade, o Sol se parece mais com uma bola branca – especialmente quando você está no espaço.
Curiosamente, a cor do Sol é muito importante para os astrônomos. Eles usam uma técnica chamada espectroscopia para esticar o espectro da luz proveniente de uma estrela. Linhas escuras neste espectro te dizem exatamente do que é feito.
Você poderá saber se as estrelas têm grandes quantidades de metais, ou se são feitas na sua maioria de hidrogênio e hélio, elementos que foram criados no Big Bang.
True color of the SunEsta cor também informa a temperatura da estrela. Estrelas mais frias são na verdade mais vermelhas. Betelgeuse tem apenas 3500 Kelvin (3222 ºC). Estrelas mais quentes, como Rigel, podem chegar acima de 10000 Kelvin (9726 ºC), e elas parecem azuis.

Nosso Sol tem uma temperatura de quase 5800 Kelvin (5526 ºC) e quando visto de fora da nossa atmosfera, aparece branco, a sua verdadeira cor. 


Fonte: misteriosdouniverso.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário